Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Sobre sombras

Um jovem normal que gosta de escrever, dizer barbaridades e fazer coisas úteis para a sociedade.

Um jovem normal que gosta de escrever, dizer barbaridades e fazer coisas úteis para a sociedade.

20
Jun25

Desculpas não se pedem, evitam-se

Saudações. Tenho andado ausente deste blog por variadíssimas razões que não acho útil explicar aqui mas houve um acontecimento em particular que me trouxe de volta. Para quem vive debaixo de uma pedra, o atual Secretário Regional do Turismo e Cultura do Governo Regional da Madeira foi gravado a insultar deputadas do PS e um deputado do JPP.

Ora, eu senti empatia pelo Senhor Doutor Eduardo Jesus, quando estou no trânsito e alguém faz uma rotunda mal também costumo chamar burra do coiso. Quando estou no tasco a mamar umas ponchas por vezes também desabafo sobre gajas. E claro, a maneira ideal de resolver o assunto é pedir desculpa, como uma criança que pede desculpa aos pais depois de partir um copo quando os pais avisaram "pára quieto", "isso não é um avião", "pousa o copo Duda que ainda te aleijas".

Aliás, no meu emprego eu tenho por hábito insultar os meus colegas e clientes quando falam de coisas que eu não concordo ou não compreendo. Se alguém me sugerir implementar uma certa funcionalidade com o padrão Visitor e eu achar que há uma maneira melhor não explico o meu ponto de vista de uma forma racional e elucidativa, digo logo que o colaborador é um pulha e que não tem personalidade jurídica.

Prevejo que o assunto morra desta forma: um pedido de desculpas e a vida segue. Daqui a um dia ou dois surge uma notícia mais apelativa e revoltante para as massas e continuamos com um líder da região e do país que não está apto para realizar a sua função. Choca-me que não haja consequências apropriadas para cargos de elevada responsabilidade que deveriam ser um exemplo. Bem sei que somos todos humanos, todos erramos, todos temos dias menos bons, às vezes as emoções ficam à flor da pele, mas se quem toma decisões importantes para a sociedade não consegue gerir estas emoções de uma forma adaptativa e saudável que tipo de mensagem passam aos comuns mortais que apenas escrevem uma cruzinha no quadradinho na folhinha de tempos em tempos?

Até daqui a umas décadas e tenham um excelente dia.

8 comentários

Comentar post